quinta-feira, 30 de maio de 2013

Excursão Didática ao Município de Piranhas – AL, e Paulo Afonso – BA, mediada pelo Prof: Mestre Almir Junior da disciplina Climatologia do curso de Geografia da FJAV


    Com saída as 23:00 do dia 24/05/2013 Sexta Feira. A excursão teve como principal objetivo analisar as diferenças na vegetação de acordo com o tipo climático. Saímos da cidade de Lagarto – SE com destino a cidade de Paulo Afonso – BA.
     Paulo Afonso localiza-se no Estado da Bahia Faz limite, ao norte com o município de Glória, ao sul com o município de Santa Brigida a leste com o estado de Alagoas, a oeste com o município de Rodelas e a sudoeste com o município de Jeremoabo. Sua localização geográfica é lat: 9º 24' 22"S e long: 38º 12' 53"W.
 É um município atraente com belas paisagens, predominado pelo bioma Caatinga, e cortado pelo rio São Francisco o maior rio exclusivamente brasileiro sendo uma da maiores riquezas daquela região, pois  além de abastecer todo o estado oferece a energia necessária para movimentar a vida. É em Paulo Afonso que está uma das usinas hidrelétricas mais importantes do Brasil: Paulo Afonso I, II, III e IV, sendo que esta gera energia para oito Estados da federação.

Usina  Paulo Afonso I, II, III e IV. Complexo CHESF.
   
     Ainda em Paulo Afonso Fomos visitar a serra do Umbuzeiro localizada no Povoado Riacho, distante 20 quilômetros do cento da cidade, com 507 metros de altura com suas belas formações rochosas de arenito onde percebe-se que há grande riqueza de seres vivos que ali vivem, desde repteis a pequenos roedores. É chamada serra do umbuzeiro por causa da predominância desta árvore, pois quando se está no topo da serra avista-se grandes copas das arvores, justamente o Umbuzeiro. A Caatinga é uma farmácia a céu aberto, pois ao longo da caminhada encontra-se varias plantas medicinais.

Vista parcial serra do Umbuzeiro

           Piranhas fica a margem do Rio são Francisco, localizado no oeste do estado de Alagoas, impressiona com as belezas naturais. Vegetação típica caatinga. É um patrimônio Histórico e paisagístico Nacional
    tipicamente de clima quente por se encontrar no semiárido nordestino com temperaturas que chegam a 45° no verão, e a noite com clima agradável e sensação térmica de 24° é uma otima cidade para quem procura sossego e descanso.
O que impressiona e chama mais atenção dessas cidades que visitamos é como uma região com um potencial energético grandioso, o Sol, que poderia diminuir o consumo de energia das hidrelétricas carece de placas fotovoltaicas; falta investimento de órgãos públicos ou até mesmo da CHESF para oferecer aquela população energia limpa e gratuita e com isto atrair mais turistas pela curiosidade deste tipo de energia, garantindo mais riqueza para a região. As belezas naturais de Piranhas e Pulo Afonso são de valor inestimáveis e cabe não só ao Estado, mas também a nação preservar este oásis que achamos no Brasil.



Um comentário: