quinta-feira, 30 de maio de 2013

Semana Integrada das Licenciaturas FJAV


     No evento ocorrido na FJAV – Faculdade Jose Augusto Vieira em Lagarto – SE foi tratado o tema; Sustentabilidade, Tecnologia, Educação Ambiental e Especial: Desafios Para a Formação Continuada do Professor.
   Na sociedade do conhecimento exige-se mais de qualquer profissional, especialmente do professor, pois são eles os responsáveis para a formação de uma sociedade justa, igualitária e próspera, ninguém se forma sem passar primeiro por este profissional. Em meio ao avanço tecnológico cabe ao professor atualizar-se sempre, buscar novas metodologias para que haja interesse do discente pela disciplina.
Prof: Esp Osmario Alves explicitando sobre a inclusão dos
alunos deficientes nas escolas públicas e os desafios à pra-
tica docente em relação a educação especial
   A inclusão dos alunos  com deficiência (intelectual, auditiva, física etc.)  nas escolas publicas e os desafios de unir estes alunos em turmas regulares apresenta-se como um dos maiores desafios de qualquer escola pública e do profissional docente que se vê em frente a um sistema dominado pelo políticos onde falta-se recursos próprios para trabalhar com este tipo de aluno. Além do preconceito que eles sofrem a toda hora. 
   Em meio aos desafios da inclusão destes alunos nas escolas, o Brasil está dando um importante passo incentivando a língua de sinais (Libras que já é lei) capaz de submeter aluno surdos em escolas regulares, o AEE apoio a educação especial.
   As questões ambientais que é um assunto global também foi questionada pela semana das licenciaturas com  a fala do ambientalista Joaquim Jorge Moura do Estado do Ceara que trouxe assuntos relacionados a sua vivência e fez uma critica com os descasos ambientais no Estado de Sergipe. Mostrou a importância de cuidarmos do solo, dos rios, das florestas, deixando uma mensagem de que nada é impossível e se quisermos podemos mudar a situação do planeta em relação as mudanças ambientais.

(Clemilson Calazans)



Plateia assistindo a explanação dos educadores: Alunos da
FJAV e de outras instituições de ensino.
  Na segunda feira dia 06/05/2013 inicia-se a semana integrada das licenciaturas da FJAV com a professora especialista em pedagogia Grace Kelly. Após a fala da professora houve também apresentação da peça de teatro pintando o sete, apresentado pelos alunos do CJAV – Colégio Jose Augusto Vieira.   
    Grace Kelly abordou também que o professor tem que ter dedicação, inovação e responsabilidade no âmbito escolhido, e isso serve também para qualquer profissão, temos que exercer com carinho, amor e responsabilidade.
    Todos os docentes da FJAV cumpriram com os seus objetivos mostrando a importância de cada disciplina explanada.

Evento realizado pela FJAV – Faculdade Jose Augusto Vieira com o intuito de preparar os discentes em meio as diversas heterogeneidade do sistema educacional.

(Ivanilton França)



Alunos da instituição e de outras instituições de ensino asis-
tindo as Palestras. 
    No dia 09/05/2013 quarto dia de apresentação da Semana Integrada da Licenciaturas - FJAV, com o referente tema: Sustentabilidade, tecnologia, educação ambiental e especial: Desafios para a formação continuada do professor. Houve apresentação da mesa redonda formada pela professora Dra: Maria Lima Batista, professor esp: Roberto Souza, e mediador professor João de Lima Melo.
    A primeiro a dar a palavra foi a professora Dra: Maria Lima Batista, que inicia sua fala dando como exemplo sua trajetória de vida pessoal e profissional na área da educação voltada para a identidade do individuo como ser social e cultural. Alguns problemas são encontrados em vários pontos de vista em relação as questões étnico-raciais, uma ideia equivocada da Africa do Tarzan e dos Pigmeus etc. 
    É compreensivo que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnicos raciais distintos que possuem cultura e historia próprias  igualmente valiosas, estes princípios devem conduzir o fortalecimento de identidades de direitos. Ações educativas de combate ao racismo e discriminações; a questão racial como conteúdo multidisciplinar durante o ano letivo, o rompimento com imagens negativas forjadas por diferentes meios de comunicação, contra os negros e povos indígenas.

(Victor Fontes) 

Um comentário:

  1. Gostei do texto,é bom saber que uma instituição como a fjav preocupa-se com a formação não só de educadores mais de seres humanos.

    ResponderExcluir