sábado, 4 de maio de 2013

As tecnologias no processo de ensino-aprendizagem


O uso das tecnologias nas escolas é um avanço que se por um lado trouxe benefícios, por outro lado nem tanto, porque os profissionais da educação estavam acostumados em dar aula do modo tradicional em que o principal detentor do conhecimento é o professor e o aluno mero receptor. Com o avanço das mídias inseridas no processo de ensino aprendizagem os educadores tiveram que se adequarem mudar suas práticas pedagógicas.
A escola tem o papel de formar cidadãos conscientes, por isso é imprescindível que os educadores acompanhem essas mudanças para conseguirem desenvolver suas praticas e trazer um ensino de qualidade para seus alunos; Ou seja, o professor não tem que ficar estacionário vendo as mudanças acontecerem; ele tem que correr atrás de aperfeiçoamento, aperfeiçoar seu modo de ensinar em frente às mídias, pois como diz Perrenaud (1999) à formação continuada auxilia o professor no seu desenvolvimento profissional, fazendo-o adquirir reflexão critica, permitindo avaliar a qualidade de ensino.
 As diferentes mídias, computador, internet, Datashow, vídeos propôs um novo modo de pensar em educação, cada vez mais as escolas estão aperfeiçoando-se com esses meios e o professor é a bussola que deve orientar os alunos ao uso correto destas mídias. E, além disso, essas mídias vieram para auxiliar os professores no processo ensino aprendizagem. Para que as tecnologias entrem bem na escola é necessário primeiro passar pelo professor é ele quem vai direcionar os alunos a utilizar estes meios tecnológicos, portanto é necessário o preparo destes profissionais para que estes recursos sejam bem utilizados. pois como diz demo (2008) 

Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor; ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor, ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal. (p.134)
Cabe ao professor auxiliar o aluno a desmembrar a noticia que está na tela de forma critica de modo que o aluno seja o agente ativo neste processo. O avanço da informação trouxe um novo modelo de aluno, o aluno de hoje é o aluno conectado a rede que sabe da noticia muito antes do professor. Segundo Kalinke (1999)

Os avanços tecnológicos estão sendo utilizados praticamente por todos os ramos do conhecimento. As descobertas são extremamente rápidas e estão a nossa disposição com uma velocidade nunca antes imaginada. A Internet, os canais de televisão a cabo e aberta, os recursos , de multimídia estão presentes e disponíveis na sociedade.  Estamos sempre a um passo de qualquer novidade. Em contrapartida, a realidade mundial faz com que nossos alunos estejam cada vez mais informados, atualizados, e  participantes  deste  mundo  globalizado ( p.15).

 Em frente às novas tecnologias na sala de aula, ela veio para auxiliar o educador a desenvolver suas aulas de maneira a inteirar todo o copo discente, ao mesmo tempo em que os recursos multimídia traz para os alunos a capacidade de usar as linguagens oral e escrita todas juntas na linguagem digital, (dependendo do educador) tornando o aluno mais participativo do processo ensino-aprendizagem e não apenas receptor.

Referencias

 PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes médica, 1999.

KALINKE, Marco Aurélio.  Para não ser um  professor  do  século passado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999.

 

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