O uso das
tecnologias nas escolas é um avanço que se por um lado trouxe benefícios, por
outro lado nem tanto, porque os profissionais da educação estavam acostumados
em dar aula do modo tradicional em que o principal detentor do conhecimento é o
professor e o aluno mero receptor. Com o avanço das mídias inseridas no
processo de ensino aprendizagem os educadores tiveram que se adequarem mudar
suas práticas pedagógicas.
A escola tem o
papel de formar cidadãos conscientes, por isso é imprescindível que os educadores
acompanhem essas mudanças para conseguirem desenvolver suas praticas e trazer
um ensino de qualidade para seus alunos; Ou seja, o professor não tem que ficar
estacionário vendo as mudanças acontecerem; ele tem que correr atrás de
aperfeiçoamento, aperfeiçoar seu modo de ensinar em frente às mídias, pois como
diz Perrenaud (1999) à formação continuada auxilia o professor no seu
desenvolvimento profissional, fazendo-o adquirir reflexão critica, permitindo
avaliar a qualidade de ensino.
As diferentes mídias, computador, internet,
Datashow, vídeos propôs um novo modo de pensar em educação, cada vez mais as
escolas estão aperfeiçoando-se com esses meios e o professor é a bussola que
deve orientar os alunos ao uso correto destas mídias. E, além disso, essas
mídias vieram para auxiliar os professores no processo ensino aprendizagem.
Para que as tecnologias entrem bem na escola é necessário primeiro passar pelo
professor é ele quem vai direcionar os alunos a utilizar estes meios
tecnológicos, portanto é necessário o preparo destes profissionais para que
estes recursos sejam bem utilizados. pois como diz demo (2008)
Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor; ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor, ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal. (p.134)
Cabe ao
professor auxiliar o aluno a desmembrar a noticia que está na tela de forma
critica de modo que o aluno seja o agente ativo neste processo. O avanço da
informação trouxe um novo modelo de aluno, o aluno de hoje é o aluno conectado
a rede que sabe da noticia muito antes do professor. Segundo Kalinke (1999)
Os avanços tecnológicos estão sendo
utilizados praticamente por todos os ramos do conhecimento. As descobertas são
extremamente rápidas e estão a nossa disposição com uma velocidade nunca antes
imaginada. A Internet, os canais de televisão a cabo e aberta, os recursos , de
multimídia estão presentes e disponíveis na sociedade. Estamos sempre a um passo de qualquer novidade.
Em contrapartida, a realidade mundial faz com que nossos alunos estejam cada
vez mais informados, atualizados, e
participantes deste mundo
globalizado ( p.15).
Referencias
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola.
Porto Alegre: Artes médica, 1999.
KALINKE, Marco Aurélio.
Para não ser um professor
do século passado. Curitiba:
Gráfica Expoente, 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário