Na era da informação, o conhecimento é encontrado em todas as partes. Todos
os dias somos bombardeados com informações novas mesmo sem querer. A internet é
um grande facilitador na troca de informações; antigamente as comunicações
podiam durar dias, semanas, até mesmo meses; nos dias atuais são minutos ou até
segundos, facilitando a comunicação por maior que seja à distância; e por
consequência causa uma maior interação entre povos e culturas diferentes.
O blog apresenta-se como uma ferramenta de fácil manuseio onde se pode
compartilhar conhecimentos diferentes, ao mesmo tempo em que o internauta pode
interagir com comentários. Sendo usado de várias maneiras o blog abre
fronteiras na aquisição de saberes antes desconhecidos. Segundo MARTINS,
FIORENTIN e MICHELIN:
A rede mundial de computadores encurtou distância de uma forma inacreditável, instantaneamente, estar plugado com o outro lado do mundo. No entanto, a maior revolução que a internet trouxe não é a facilidade de acesso às informações, mas a possibilidade do usuário interagir, podendo interferir nesse processo, sendo autor e não apenas receptor de informações. São várias as ferramentas que possibilitam isso, mas especialmente uma delas tem alcançado grande espaço na mídia virtual nos últimos tempos: o blog (2007, p. 11).
Existem blogs, para diversão, blogs educativos, blogs culturais, entre
outros. O youtube é um dos blogs mais populares do mundo onde o internauta é a
peça central, pois interage com ele; pode-se dizer que este seduz a todos,
desde uma simples pessoa até o maior dos intelectuais. Nele pode-se encontrar vídeo-aulas,
diversão, tudo de uma forma em que todos entendam, e pode-se acessar conteúdos
de varias partes do mundo.
Esta ferramenta também tem uma grande importância no meio educativo, pois
proporciona a construção do conhecimento entre alunos e educadores, ao mesmo
tempo em que há uma troca de informações e comunicação entre eles.
O blog tem uma grande importância, pois podemos considera-lo como uma
grande ferramenta para alcançar resultados positivos. É um meio com uma grande
interação entre indivíduos.
Há um grande crescimento de pessoas que estão utilizando o blog, e estas
pessoas transmitem seus conhecimentos através de depoimentos anexados,
viabilizando o dialogo e troca de informações e conhecimentos, sendo uma
ferramenta que gera uma liberdade de expressão e opinião entre os usuários.
Esta liberdade de expressão é vista como positiva, pois quando pensamentos
variados são postos há um compartilhamento de saberes.
Na era informacional um grande fator é a comunicação e principalmente
como essas informações serão utilizadas para a aquisição de conhecimento. O
blog é uma forma de interação entre os indivíduos onde há trocas de informação
e culturas, mas devemos tomar cuidado ao entrar neste “mar” de conhecimento
chamado internet para não sermos inundados com informações que não nos servirão
de nada. Pensar em educação é pensar em escola, isso era o que se sabia antes
da difusão da informação em rede, hoje se sabe que conhecimento pode adquirir-se
em qualquer lugar.
MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da Ead: a educação à distância hoje. São Paulo:
Pearson Prentice Hall, 2007.
MARINHO, Simão Pedro P. Blog na educação & Manual básico do blogger.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Instituto de Ciências
Humanas. 2007. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/2214260/Blog-na-educacao Acesso em 22 de abril de 2013.
MARTINS, Marilia do Rio; FIORENTIN,
Marli Lenir Dagnese; MICHELIN, Neiva Morello. Blog: a
interatividade a serviço da aprendizagem. Monografia, Pontíficia Universidade
Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação – CCEAD – PUC - Rio. Porto
Alegre, 2007. Disponível em: http://arrobaeduc.terapad.com/resources/4489/assets/documents/monografia.pdf Acesso em 22 de abril de 2013.
MORAN, José Manuel. Desafios na comunicação pessoal: gerenciamento
integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. São Paulo: Paulinas,
2007.
VALENTE, José Armando. Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação.
Campinas: Unicamp. 1993.
VENDRUSCOLO, Franciele Liliane;
FERREIRA, Kássia Quadros, ROSSATO, Mariel. O uso do blog no processo
educacional: relato de experiência da Escola Municipal de
Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso de Nova Palma. Artigo, 2008.
Disponível em: http://www.unifra.br/eventos/jne2008/Trabalhos/85.pdf Acesso em 23 de abril de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário